sábado, 26 de novembro de 2011

Problemas de memória & Obesidade

A obesidade é hoje uma epidemia mundial, que sabidamente pode levar a uma série de comorbidades associadas como: apnéia do sono, diabetes e doenças cardiovasculares. Entretanto, recentemente, um estudo feito pela Associação Americana de Neurologia mostrou que pessoas próximo aos 50 anos e com IMC ≥ 25 Kg/m² apresentam risco de desenvolver algum tipo de demência quando ficam mais velhas. No estudo, cerca de 8 500 irmãos gêmeos foram pesados quando estavam na meia idade e, trinta anos depois, submetidos a uma avaliação neurológica. Entre os que foram diagnosticados com doença de Alzheimer e demência vascular — aquela causada pelo entupimento de vasos no cérebro —, 39% possuíam sobrepeso e 7% eram obesos por volta dos 35 anos. Essa incidência foi 80% maior em relação às pessoas com IMC < 25 Kg/m².
Uma possível explicação para tal fato seria o maior risco de distúrbios vasculares para as pessoas que estam acima do peso. Além disso, a obesidade geralmente está associada ao aumento dos níveis de colesterol, hipertensão arterial e diabetes, situações que prejudicam a circulação do sangue pelo corpo e cérebro. Tal situação pode favorecer o entupimento dos vasos e parar de nutrir adequadamente os neurônios, facilitando o aparecimento dos déficits cognitivos. Estes mesmos fatores contribuem para o aparecimento do Alzheimer, doença que afeta a memória, o raciocínio e a localização no espaço.
Estas alterações de memória são observadas após os 40 anos, pois nesta faixa etária sofremos mais as conseqüências do desequilíbrio da pressão, aumento do colesterol e do açúcar no sangue em virtude da diminuição fisiológica do organismo. Os processos que ocorrem dentro do organismo ocorrem de maneira mais lenta, facilitando o aparecimento de distúrbios circulatórios, dificultando também a perda de peso.

A sugestão é uma dieta saudável e se manter ativo para chegar aos 40 sem problemas e evitar futuros problemas no corpo e na mente.

Um comentário: