domingo, 17 de outubro de 2010

Fadiga crônica

Fadiga ou cansaço é normal, mas a freqüência com que você vem apresentando este sintoma é que pode ser um problema.

Pessoas com maior risco de desenvolverem o diabetes podem apresentar mais sintomas de cansaço. Este fato ocorre porque o açúcar retirado da alimentação não consegue atingir as células para gerar energia devido à deficiência de insulina, hormônio responsável pelo transporte da glicose.

Diversas alterações hormonais podem interferir no ânimo. A origem pode residir  nas glândulas que fabricam estas substâncias ou no eixo hipotálamo-hipófise, o centro de controle que coordena sua fabricação no cérebro. A fadiga também pode ser um dos sintomas do mau funcionamento do coração.

O cansaço generalizado por mais de seis meses é dito como crônico. Este problema atinge 1% da população mundial. Suas causas ainda não estão esclarecidas. Pode provocar apatia e estão associadas a lapsos de memória, dores de cabeça e insônia. O diagnóstico só pode ser feito por um especialista depois de excluídas todas as outras possíveis causas da estafa.

Afastar a fadiga requer força de vontade e mudança de hábitos. Boa alimentação e atividade física são essenciais para isto. Ajuda a renovar o ânimo e recarregar as baterias. Quando uma pessoa se livra das tensões, até a memória fica melhor.

 “O cortisol, hormônio liberado em situações de estresse, inflama o cérebro. Entretanto, quando estamos descansados, seus níveis diminuem”, diz o psicobiólogo Mario Pedrazzoli. Com isso, os riscos de desenvolver alguns males do coração, hipertensão, colesterol alto e diabetes também diminuem para próximo do zero.

Não se esqueça de aplicar algumas atitudes para vencer o cansaço
>>Beba um copo de água logo ao acordar, no mínimo, um litro ao longo do dia. Desidratação leva à fadiga.
>>Exercite-se regularmente.
>>Troque o elevador pela escada e deixe o carro na garagem.
>>Tome sol.  A luz solar produz a vitamina D, essencial para os ossos, e melhora o humor.
>> Pare de fumar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário